1 - Em qual endereço eletrônico encontro o sistema e-CNHsp?
O endereço eletrônico do sistema e-CNHsp é www.e-cnhsp.sp.gov.br, para quem é da Capital de São Paulo, e interior.e-cnhsp.sp.gov.br, para os profissionais do Interior de São Paulo.
2 - Na tentativa de reconhecimento da biometria do candidato, o sistema traz a mensagem
“Biometria de baixa qualidade” para todos os candidatos. Como proceder?
Isso ocorre porque, ao instalar o Windows em seu computador, foi atribuído um nome de usuário com acento ou algum caractere especial (ex.: ç, %, entre outros). Para solucionar o problema, você deve criar ou trocar o nome de usuário por outro sem acento ou
caractere especial. Para isso:
Para mudar o nome da pasta:
3 - Como faço meu primeiro acesso à área restrita do sistema?
O primeiro acesso é feito de acordo com os seguintes passos:
4 - O que faço quando é exibida a mensagem “Erro (não existe um par de chaves...)”?
Antes de seguir o procedimento indicado no manual, realize o download das cadeias certificadoras. Na home do site e-CNHsp, em Serviços ao Usuário, clique em Certificação Digital. No canto da página, em Procedimentos para Instalação, clique no nome da emissora que emitiu seu certificado.
Siga o procedimento para download Hierarquia de Certificação.
Em vez de clicar em Autenticar, clique em Configuração e verifique se a opção CAPI está selecionada. Se estiver, troque por Cartão Inteligente. Se estiver Cartão Inteligente, troque por CAPI. Feito isso, clique em OK e verifique se o problema persiste. Se persistir, entre em contato com o Atendimento ao Usuário do e-CNHsp.
Obs.: ao selecionar Cartão Inteligente, escolha o modelo d0 leitor óptico utilizado. Caso não encontre seu modelo, selecione a opção Automático.
5 - Ao emitir os certificados dos candidatos, não aparecem as opções para consultar e emitir o certificado. O que fazer?
Verifique o status de seu cadastro na Ciretran, pois você pode estar cadastrado como Instrutor, perfil que não permite acesso a essas opções. Para executá-las, é preciso estar cadastrado como Diretor de Ensino.
6 - Ao capturar a digital do Instrutor, o sistema e-CNHsp exibe a mensagem de retorno “Cartão está travado talvez por tentativa de login”. Como proceder?
Pode ser um problema de bloqueio de seu e-CPF. O cartão é bloqueado após várias tentativas de login sem sucesso. Verifique a possibilidade de efetuar o desbloqueio com a entidade certificadora que forneceu seu e-CPF.
7 - Ao emitir a LADV do candidato, aparece a mensagem “109 – O CFC não tem permissão para emitir essa LADV”. O que fazer?
Isso acontece porque o cidadão provavelmente tem matrícula em outro CFC. Verifique na Ciretran qual o CFC que abriu o processo do candidato, pois apenas esse centro tem permissão de emitir a LADV. Caso o cidadão não queira mais manter o vínculo com o CFC onde está matriculado, este pode fazer a liberação da matrícula do processo, para que o cidadão matricule-se em outro CFC de sua preferência.
8 - O cidadão tentou fazer um pré-cadastro e recebeu a mensagem “299 – Candidato/Condutor com processo em aberto”. O que fazer?
Em algumas localidades, os sistemas Gefor e e-CNHsp conviverão em paralelo por algum tempo. Esse erro ocorre porque o candidato já possui cadastro no Gefor. Nesse caso, você, usuário do CFC (perfil Diretor de Ensino), deve pedir que o cadastro desse cidadão seja cancelado junto à Ciretran. Depois do cancelamento do cadastro anterior, o cidadão pode efetuar um pré-cadastro no e-CNHsp.
9 - Em Aula Prática, aparece a mensagem “Candidato cadastrado no intervalo desta aula”.
Como proceder?
Isso acontece porque o instrutor não fechou uma aula anterior. O instrutor prático deve encerrar a aula anterior e fazer a abertura da nova aula, respeitando o limite de três aulas diárias.
10 - Há Certificado Teórico para prova eletrônica de renovação?
O Diretor de Ensino pode utilizar a opção “Emitir Certificado Renovação”, preenchendo as informações solicitadas na tela.
11 - Como cancelar o Certificado de Renovação?
Neste item, o sistema permite que o usuário cancele o número de certificado gerado para um
candidato em decorrência de alguma irregularidade.
12 - Ao tentar fechar uma aula, é exibida a mensagem “Não consta aula aberta para este horário”. O que fazer?
Isso acontece porque o horário informado não é o mesmo em que o usuário abriu a aula. Verifique o horário correto de abertura e volte a fazer o encerramento.