ecnh detran

Perguntas e Respostas mais frequentes

Usuário CFC B

 

1 - Em qual endereço eletrônico encontro o sistema e-CNHsp?

O endereço eletrônico do sistema e-CNHsp é www.e-cnhsp.sp.gov.br, para quem é da Capital de São Paulo, e interior.e-cnhsp.sp.gov.br, para os profissionais do Interior de São Paulo.

 

2 - Na tentativa de reconhecimento da biometria do candidato, o sistema traz a mensagem “Biometria de baixa qualidade” para todos os candidatos. Como proceder?

Isso ocorre porque, ao instalar o Windows em seu computador, foi atribuído um nome de usuário com acento ou algum caractere especial (ex.: ç, %, entre outros). Para solucionar o problema, você deve criar ou trocar o nome de usuário por outro sem acento ou caractere especial. Para isso:

  • Clique no menu Iniciar, no canto inferior esquerdo da tela, e selecione a opção Executar...
  • Na janela que foi aberta, no campo Abrir, digite %USERPROFILE%. Em seguida, clique em OK.
  • Verifique na barra de endereço da janela exibida o nome da pasta (ex.: Documents and Settings/Exemplo). É o último nome, após a barra, que não deve ter acento ou caractere especial.

Para mudar o nome da pasta:

  • Clique no menu Iniciar e, com o botão direito do mouse, na opção Meu Computador. Selecione a opção Gerenciar no menu que foi aberto.
  • Clique duas vezes em Usuários e Grupos Locais, na lista à esquerda da janela que foi aberta
  • Clique com o botão direito na opção Usuários. Selecione a opção Novo Usuário.
  • Nessa janela, crie um novo nome de usuário sem acento ou caractere especial.
  • A seguir, clique na opção Grupos. Na lista à direita da janela, selecione a opção Administradores.
  • Para incluir o novo nome criado em Novo Usuário, clique em Adicionar e, em seguida, em OK.
  • Por último, clique no menu Iniciar e, depois, na opção Fazer Logoff. Quando for fazer o novo login, selecione o nome que foi criado nesse processo.
  • Quando o sistema voltar com o novo usuário, teste o reconhecimento de biometria.

 

3 - Como faço meu primeiro acesso à área restrita do sistema?

O primeiro acesso é feito de acordo com os seguintes passos:

  • Depois de colocar o seu cartão e-CPF no leitor óptico, insira o número de seu CPF e, no campo Senha, a palavra senha (letras minúsculas).
  • Você será direcionado para uma janela na qual deve obrigatoriamente alterar sua senha por outra de sua preferência.
  • Depois de atualizar a senha, será aberta uma janela para que você digite o Personal Identification Number (PIN, no caso de token) de seu e-CPF.
  • Após esse processo, o sistema pode ser inicializado normalmente.

 

4 - O que faço quando é exibida a mensagem “Erro (não existe um par de chaves...)”?

Antes de seguir o procedimento indicado no manual, realize o download das cadeias certificadoras. Na home do site e-CNHsp, em Serviços ao Usuário, clique em Certificação Digital. No canto da página, em Procedimentos para Instalação, clique no nome da emissora que emitiu seu certificado.
Siga o procedimento para download Hierarquia de Certificação.
Em vez de clicar em Autenticar, clique em Configuração e verifique se a opção CAPI está selecionada. Se estiver, troque por Cartão Inteligente. Se estiver Cartão Inteligente, troque por CAPI. Feito isso, clique em OK e verifique se o problema persiste. Se persistir, entre em contato com o Atendimento ao Usuário do e-CNHsp.
Obs.: ao selecionar Cartão Inteligente, escolha o modelo do leitor óptico utilizado; caso não encontre seu modelo, selecione a opção Automático.

 

5 - Ao emitir os certificados dos candidatos, não aparecem as opções para consultar e emitir o certificado. O que fazer?

Verifique o status de seu cadastro na Ciretran, pois você pode estar cadastrado como Instrutor, perfil que não permite acesso a essas opções. Para executá-las, é preciso estar cadastrado como Diretor de Ensino.

 

6 - Ao capturar a digital do Instrutor, o sistema e-CNHsp exibe a mensagem de retorno “Cartão está travado talvez por tentativa de login”. Como proceder?

Pode ser um problema de bloqueio de seu e-CPF. O cartão é bloqueado após várias tentativas de login sem sucesso. Verifique a possibilidade de efetuar o desbloqueio com a entidade certificadora que forneceu seu e-CPF.

 

7 - Ao emitir a LADV do candidato, aparece a mensagem “109 – O CFC não tem permissão para emitir essa LADV”. O que fazer?

Isso acontece porque o cidadão provavelmente tem matrícula em outro CFC. Verifique na Ciretran qual o CFC que abriu o processo do candidato, pois apenas esse centro tem permissão de emitir a LADV. Caso o cidadão não queira mais manter o vínculo com o CFC onde está matriculado, este pode fazer a liberação da matrícula do processo para que o cidadão matricule-se em outro CFC de sua preferência.

 

8 - O cidadão tentou fazer um pré-cadastro e recebeu a mensagem “299 – Candidato/Condutor com processo em aberto”. O que fazer?

Em algumas localidades, os sistemas Gefor e e-CNHsp conviverão em paralelo por algum tempo. Esse erro ocorre porque o candidato já possui cadastro no Gefor. Nesse caso, você, usuário do CFC (perfil Diretor de Ensino) deve pedir que o cadastro do cidadão seja cancelado junto à Ciretran. Depois do cancelamento do cadastro anterior, o cidadão pode efetuar um pré-cadastro no e-CNHsp.

 

9 - Em Aula Prática, aparece a mensagem “Candidato cadastrado no intervalo desta aula”. Como proceder?

Isso acontece porque o instrutor não fechou uma aula anterior. O instrutor prático deve encerrar a aula anterior e fazer a abertura da nova aula, respeitando o limite de três aulas diárias.

 

10 - Há Certificado Teórico para prova eletrônica de renovação?

O Diretor de Ensino pode utilizar a opção “Emitir Certificado Renovação”, preenchendo as informações solicitadas em tela.

 

11 - Ao tentar fechar uma aula, é exibida a mensagem “Não consta aula aberta para este horário”.  O que fazer?

Isso acontece porque o horário informado não é o mesmo em que o usuário abriu a aula. Verifique o horário correto de abertura e volte a fazer o encerramento.

 

 


prodesp secretaria de gestão estado de são paulo