 
 
1 - Em qual endereço  eletrônico encontro o sistema e-CNHsp?
  
  O endereço eletrônico do sistema e-CNHsp é  www.e-cnhsp.sp.gov.br, para quem é da Capital de São Paulo, e interior.e-cnhsp.sp.gov.br,  para os profissionais do Interior de São Paulo.  
2 - Na tentativa de  reconhecimento da biometria do candidato, o sistema traz a mensagem “Biometria  de baixa qualidade” para todos os candidatos. Como proceder?
  
  Isso ocorre porque, ao instalar o Windows em seu computador,  foi atribuído um nome de usuário com acento ou algum caractere especial (ex.:  ç, %, entre outros). Para solucionar o problema, você deve criar ou trocar o  nome de usuário por outro sem acento ou caractere especial. Para isso:
Para mudar o nome da pasta:
3 - Como faço meu  primeiro acesso à área restrita do sistema?
  
  O primeiro acesso é feito de acordo com os seguintes passos:
4 - O que faço quando  é exibida a mensagem “Erro (não existe um par de chaves...)”? 
  
  Antes de seguir o procedimento indicado no manual, realize o  download das cadeias certificadoras. Na home do site e-CNHsp, em Serviços ao Usuário, clique em Certificação Digital. No canto da  página, em Procedimentos para Instalação,  clique no nome da emissora que emitiu seu certificado.
  Siga o procedimento para download Hierarquia de Certificação.
  Em vez de clicar em Autenticar,  clique em Configuração e verifique se  a opção CAPI está selecionada. Se  estiver, troque por Cartão Inteligente.  Se estiver Cartão Inteligente,  troque por CAPI. Feito isso, clique  em OK e verifique se o problema  persiste. Se persistir, entre em contato com o Atendimento ao Usuário do  e-CNHsp.
  Obs.: ao  selecionar Cartão Inteligente,  escolha o modelo do leitor óptico utilizado; caso não encontre seu modelo,  selecione a opção Automático.
  
5 - Ao emitir os  certificados dos candidatos, não aparecem as opções para consultar e emitir o  certificado. O que fazer?
  
  Verifique o status de seu cadastro na Ciretran, pois você  pode estar cadastrado como Instrutor, perfil que não permite acesso a essas  opções. Para executá-las, é preciso estar cadastrado como Diretor de Ensino.
  
6 - Ao capturar a  digital do Instrutor, o sistema e-CNHsp exibe a mensagem de retorno “Cartão  está travado talvez por tentativa de login”. Como proceder?
  
  Pode ser um problema de bloqueio de seu e-CPF. O cartão é  bloqueado após várias tentativas de login sem sucesso. Verifique a possibilidade  de efetuar o desbloqueio com a entidade certificadora que forneceu seu e-CPF.
7 - Ao emitir a LADV  do candidato, aparece a mensagem “109 – O CFC não tem permissão para emitir  essa LADV”. O que fazer?
  
  Isso acontece porque o cidadão provavelmente tem matrícula  em outro CFC. Verifique na Ciretran qual o CFC que abriu o processo do  candidato, pois apenas esse centro tem permissão de emitir a LADV. Caso o  cidadão não queira mais manter o vínculo com o CFC onde está matriculado, este  pode fazer a liberação da matrícula do processo para que o cidadão matricule-se  em outro CFC de sua preferência.
  
8 - O cidadão tentou  fazer um pré-cadastro e recebeu a mensagem “299 – Candidato/Condutor com  processo em aberto”. O que fazer? 
  
  Em algumas localidades, os sistemas Gefor e e-CNHsp  conviverão em paralelo por algum tempo. Esse erro ocorre porque o candidato já  possui cadastro no Gefor. Nesse caso, você, usuário do CFC (perfil Diretor de  Ensino) deve pedir que o cadastro do cidadão seja cancelado junto à Ciretran.  Depois do cancelamento do cadastro anterior, o cidadão pode efetuar um  pré-cadastro no e-CNHsp.
  
9 - Em Aula Prática,  aparece a mensagem “Candidato cadastrado no intervalo desta aula”. Como  proceder?
  
  Isso acontece porque o instrutor não fechou uma aula  anterior. O instrutor prático deve encerrar a aula anterior e fazer a abertura  da nova aula, respeitando o limite de três aulas diárias.
10 - Há Certificado  Teórico para prova eletrônica de renovação?
  
  O Diretor de Ensino pode utilizar a opção “Emitir Certificado  Renovação”, preenchendo as informações solicitadas em tela.
  
11 - Ao tentar fechar  uma aula, é exibida a mensagem “Não consta aula aberta para este horário”.  O que fazer?
  
  Isso acontece porque o horário informado não é o mesmo em  que o usuário abriu a aula. Verifique o horário correto de abertura e volte a fazer o  encerramento.
