ecnh detran

Perguntas e Respostas mais frequentes

Usuário Cidadão

 

1 - Quais os pré-requisitos para eu acessar o sistema e-CNHsp?

Para você, cidadão, fazer seu pré-cadastro no e-CNHsp, basta um microcomputador ou notebook com acesso à Internet. Não é necessário utilizar senha ou certificado digital (e-CPF). Os cidadãos da Capital devem acessar o sistema em www.e-cnhsp.sp.gov.br; os do Interior em interior.e-cnhsp.sp.gov.br.

 

2 - Como faço o meu pré-cadastro?

Acesse a página principal do site do sistema e-CNHsp. Na aba à esquerda, denominada Serviços ao Cidadão, selecione a opção que deseja iniciar junto ao Detran.SP: primeira habilitação, reabilitação, renovação, adição de categoria ou mudança de categoria. Preencha a tela que será apresentada. Após finalizar a inserção de seus dados pessoais, faça o agendamento, imprima o protocolo, o requerimento (este só em caso de primeira habilitação), e compareça na data marcada à Ciretran de sua localidade, munido dos documentos comprobatórios (originais e cópias). A confirmação do cadastro também pode ser feita em qualquer unidade do Poupatempo. Se essa for sua opção, não há necessidade de agendamento quando o serviço solicitado for renovação da CNH e você quiser ir a um Poupatempo do Interior ou da Grande São Paulo. Para os demais serviços, inclusive a renovação da CNH em postos da Capital, a confirmação do cadastro no Poupatempo deve ser agendada. Importante: o processo de emissão da CNH só pode ser feito do início ao fim no Poupatempo quando se tratar de renovação. Nas demais situações, o Poupatempo realiza apenas a confirmação do cadastro, devendo as outras etapas do processo ocorrerem nos locais determinados pelo Detran.SP.

 

3 - Se eu não tiver acesso a um computador ou tiver dificuldade para preencher o pré-cadastro na Internet, onde posso encontrar ajuda?

Você pode procurar uma unidade do Acessa São Paulo; o e-Poupatempo, que funciona nos postos do Poupatempo; ou uma das unidades piloto do Detran.SP (Aricanduva e Interlagos, na Capital; São Bernardo do Campo, Americana e Aparecida).

 

4 - Por que tenho que fazer o meu pré-cadastro?

O pré-cadastro é a etapa inicial para abertura de um dos processos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação junto ao Detran.SP. É um dispositivo idealizado para ordenar o atendimento e trazer mais conforto ao cidadão usuário desses serviços. Com essa ferramenta, além da segurança das informações que são colocadas no sistema, o cidadão também pode agendar o seu atendimento na Ciretran de sua cidade ou em uma unidade do Poupatempo, conforme descrito na resposta da questão 1.

 

5 - O serviço de pré-cadastro é pago?

Não. É um serviço disponível gratuitamente a todos os cidadãos do Estado de São Paulo. Ele pode ser feito diretamente pelo cidadão que necessita de serviços relacionados à CNH, sem necessidade de intermediários.

 

6 - Preciso de uma senha de acesso para fazer meu pré-cadastro?

Não. Os  Serviços ao Cidadão, que são acessados diretamente na página principal do sistema e-CNHsp, na aba de menus à esquerda, não necessitam de senha de acesso. Basta clicar sobre a opção desejada.

 

7 - Ao realizar o pré-cadastro para adição de categoria D, por exemplo, fiz por engano na categoria C. Como faço para alterar para a categoria correta?

No caso do cadastro já ter sido confirmado, e antes da realização do exame médico, para qualquer alteração no processo do candidato é necessário entrar em contato com a Ciretran, para que ela faça a correção por meio de um sistema de uso interno. Caso o cadastro ainda não tenha sido confirmado, a Ciretran poderá fazer esta e qualquer outra mudança necessária durante o processo de confirmação. Outra alternativa, quando o cadastro ainda não foi confirmado, é aguardar 3 dias. Os pré-cadastros não confirmados nesse prazo são automaticamente cancelados. Depois disso, é só fazer um novo pré-cadastro.

 

8 - Ao tentar fazer um pré-cadastro, recebo a mensagem: “288 - Candidato/Condutor já possui pré-cadastro”. Como resolvo isso?

Entre em contato com a Ciretran, que deve fazer a retransmissão do seu pré-cadastro.

 

9 - Estou tentando fazer um pré-cadastro e recebo a mensagem: “299 - Candidato/Condutor com processo em aberto”. O que é isso e como resolvo?

Em algumas localidades, os sistemas Gefor e e-CNHsp irão conviver em paralelo por algum tempo.  Esta mensagem ocorre porque o candidato já possui um cadastro no sistema Gefor. Nesse caso, o cidadão deve ir ao CFC onde fez sua matrícula e pedir que o cadastro seja cancelado junto à Ciretran. Após o cancelamento, o cidadão pode efetuar um pré-cadastro no e-CNHsp.

 

10 - O que faço quando aparece a mensagem “Não possui agendamento”?

Entre em contato com a Ciretran, informando o ocorrido. Ela deve fazer um procedimento interno para a liberação.


prodesp secretaria de gestão estado de são paulo