1 - Em qual endereço eletrônico encontro o sistema e-CNHsp?
O endereço eletrônico do sistema e-CNHsp é: www.e-cnhsp.sp.gov.br, para o profissional médico de trânsito da Capital, e interior.e-cnhsp.sp.gov.br, se for do Interior de São Paulo.
2 - Na tentativa de reconhecimento da biometria do candidato, o sistema traz a mensagem “Biometria de baixa qualidade” para todos os candidatos. Como proceder?
Isso ocorre porque, ao instalar o Windows em seu computador, foi atribuído um nome de usuário com acento ou algum caractere especial (ex.: ç, %, entre outros). Para solucionar o problema, você deve criar ou trocar o nome de usuário por outro sem acento ou caractere especial. Para isso:
Para mudar o nome da pasta:
3 - Como faço meu primeiro acesso à área restrita do sistema?
O primeiro acesso é feito de acordo com os seguintes passos:
4 - O que faço quando é exibida a mensagem “Erro (não existe um par de chaves...)”?
Antes de seguir o procedimento informado no manual (“Instalação”, página 5), realize o download das cadeias certificadoras: na página inicial do site e-CNHsp, em Serviços ao Usuário, clique em Certificação Digital. No centro da página, em Procedimentos para Instalação, clique no nome da emissora que emitiu seu certificado. Siga o procedimento de download Hierarquia de Certificação.
5 - Sou médico de trânsito. O que é preciso para ter acesso ao sistema e-CNHsp?
Você deve, antes de tudo, fazer o credenciamento no Serviço de Medicina do Detran.SP. Uma vez credenciado, precisa de microcomputador com acesso à internet, certificação digital (e-CPF na forma de token ou cartão com chip) e scanner (leitor óptico) de identificação biométrica. Por último, tem de assinar o Contrato de Adesão ao e-CNHsp, disponível no canto inferior esquerdo da página inicial, na caixa Serviços aos Usuários, opção Adesão ao Contrato.
6 - A Ciretran confirmou um pré-cadastro com erro de opção de processo ou de categoria (ex.: era mudança para categoria D e foi confirmada renovação). O que fazer?
É possível fazer alteração no pré-cadastro que já foi confirmado pela Ciretran. Ao perceber a necessidade de correção, você, médico usuário do sistema, deve entrar em contato com a Ciretran, que possui uma opção em sistema interno, de uso exclusivo, para alterar o processo. Quanto a mudar de categoria, faça a comunicação antes da avaliação, pois poderá incorrer em rebaixamento, de acordo com o caso.
7 - Não consigo alterar o exame médico do candidato para Apto depois de ter selecionado erroneamente a opção Inapto. Quando faço a alteração, esta não é concluída. Como proceder?
Para alterar o resultado do exame, é necessário que o mesmo médico realize novo exame, que será lançado no mesmo Renach. Para isso, selecione a opção Cadastrar Exame Médico e faça todo o processo de exame médico. Esse procedimento só poderá ser efetuado 24 horas após o exame anterior.