ecnh detran

Perguntas e Respostas mais frequentes

Usuário Psicólogo

 

1 - Em qual endereço eletrônico encontro o sistema e-CNHsp?

O endereço eletrônico do sistema e-CNHsp é: www.e-cnhsp.sp.gov.br, para o profissional psicólogo de trânsito da Capital, e interior.e-cnhsp.sp.gov.br, para o profissional do Interior de São Paulo.

 

2 - Na tentativa de reconhecimento da biometria do candidato, o sistema traz a mensagem “Biometria de baixa qualidade” para todos os candidatos. Como proceder?

Isso ocorre porque, ao instalar o Windows em seu computador, foi atribuído um nome de usuário com acento ou algum caractere especial (ex.: ç, %, entre outros). Para solucionar o problema, você deve criar ou trocar o nome de usuário por outro sem acento ou caractere especial. Para isso:

  • Clique no menu Iniciar, no canto inferior esquerdo da tela, e selecione a opção Executar...
  • Na janela que foi aberta, no campo Abrir, digite %USERPROFILE%. Em seguida, clique em OK.
  • Verifique na barra de endereço da janela exibida o nome da pasta (ex.: Documents and Settings/Exemplo). É o último nome, após a barra, que não deve ter acento ou caractere especial.

Para mudar o nome da pasta:

  • Clique no menu Iniciar e, com o botão direito do mouse, clique na opção Meu Computador. Selecione a opção Gerenciar no menu que foi aberto.
  • Clique duas vezes em Usuários e Grupos Locais, na lista à esquerda da janela que foi aberta.
  • Clique com o botão direito na opção Usuários. Selecione a opção Novo Usuário.
  • Nessa janela, crie um novo nome de usuário sem acento ou caractere especial.
  • A seguir, clique na opção Grupos. Na lista à direita da janela, selecione a opção Administradores.
  • Para incluir o novo nome criado em Novo Usuário, clique em Adicionar e, em seguida, em OK.
  • Por último, clique no menu Iniciar e, depois, na opção Fazer Logoff. Quando for fazer o novo login, selecione o nome que foi criado nesse processo.
  • Quando o sistema voltar com o novo usuário, teste o reconhecimento de biometria.

 

3 - Como faço meu primeiro acesso à área restrita do sistema?

O primeiro acesso é feito de acordo com os seguintes passos:

  • Depois de colocar o seu cartão e-CPF no leitor óptico, insira o número de seu CPF e, no campo Senha, a palavra senha (letras minúsculas).
  • Você será direcionado para uma janela na qual deve obrigatoriamente alterar sua senha por outra de sua preferência.
  • Depois de atualizar a senha, será aberta uma janela para que você digite o Personal Identification Number (PIN) de seu e-CPF.
  • Após esse processo, o sistema será inicializado, disponibilizando as opções do seu perfil de acesso no e-CNHsp.

 

4 - O que faço quando é exibida a mensagem “Erro (não existe um par de chaves...)”?

Antes de seguir o procedimento informado no manual (“Instalação”, página 5), realize o download das cadeias certificadoras: na página inicial do site e-CNHsp, em Serviços ao Usuário, clique em Certificação Digital. No centro da página, em Procedimentos para Instalação, clique no nome da emissora que emitiu seu certificado. Siga o procedimento de download Hierarquia de Certificação.

 

5 - Sou psicólogo de trânsito. O que é preciso para ter acesso ao sistema e-CNHsp?

Você deve, antes de tudo, fazer o credenciamento no Serviço de Psicologia do Detran.SP. Uma vez credenciado, precisa de microcomputador com acesso à internet, certificação digital (e-CPF na forma de token ou cartão com chip) e scanner (leitor óptico) de identificação biométrica. Por último, tem de assinar o Contrato de Adesão ao e-CNHsp, disponível no canto inferior esquerdo da página inicial, na caixa Serviços aos Usuários, opção Adesão ao Contrato.

 

6 - A Ciretran confirmou um pré-cadastro com erro de opção de processo ou de categoria (ex.: era mudança para categoria D e foi confirmada renovação). O que fazer?

É possível fazer alteração no pré-cadastro que já foi confirmado pela Ciretran. Ao perceber a necessidade de correção, você, psicólogo usuário do sistema, deve entrar em contato com a Ciretran/Detran.SP, que possui opção em sistema interno, de uso exclusivo, para alterar o processo, desde que não haja conflito com a categoria para a qual o médico deu seu laudo.

 

7 - Não consigo alterar o exame psicológico do candidato para Apto depois de ter selecionado erroneamente a opção Inapto. Quando faço a alteração, esta não é concluída. Como proceder?

Para alterar o resultado do exame, é necessário que o mesmo profissional psicólogo de trânsito realize novo exame, que será lançado no mesmo Renach. Para isso, selecione a opção Cadastrar Exame Psicológico e faça todo o processo de exame psicológico. Esse procedimento só poderá ser efetuado 24 horas após o exame anterior.


prodesp secretaria de gestão estado de são paulo